O serviço de estacionamento rotativo criado pela Prefeitura de Rio Branco foi suspenso nesta segunda-feira, dia 05, após a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Rbtrans) não renovar o contrato com a empresa que oferecia o serviço há sete anos. A decisão foi informada pelo órgão, durante coletiva de imprensa.
Com a Rbtrans não se antecipou para realizar uma licitação a tempo de manter o serviço funcionando, o estacionamento rotativo por ficar por até três meses suspenso. Dessa forma, os funcionários da terceirizada foram demitidos, e o serviço precisou ser suspenso. Ainda não há data para o lançamento da nova licitação.
A decisão, segundo o superintendente da Rbtrans, foi tomada após o prefeito Tião Bocalom não ficar satisfeito com a modalidade de serviço da empresa Serttel, que cuidava do estacionamento e cobrava por isso. Dessa forma, a princípio, uma nova empresa será contratada em nova licitação.
“Queremos deixar bem claro para a população que não se trata de extinção da Zona Azul, entendemos que a zona azul é um mecanismo usado pelas grandes capitais do país, que busca disciplinar vagas. Pretendemos colocar uma equipe da prefeitura direto nas ruas, fazendo a conscientização dos comerciantes e dos funcionários públicos”, explica o Anízio Teixeira Alcântara.

Ainda segundo o chefe da Rbtrans, “cobrança não terá enquanto não sair novo processo licitatório para definição da nova operadora, com novos métodos, principalmente, de pagamento”, completou o superintendente ao justificar que mesmo podendo renovar o contrato por mais sete anos, a decisão foi de não mantê-la prestando serviços ao município.
O diretor operacional da Serttel, Ângelo Máximo, informou que será reembolsado todo o saldo dos clientes que por ventura o tenham em conta digital da empresa. “A partir do dia 12 de abril, nós vamos estar na sede da empresa, que fica na Rua Rio Grande do Sul, fazendo a leitura do saldo desses cartões, e, automaticamente, saberemos o valor e faremos a devolução”, explicou.
Diante disso, será necessário ir até a sede da empresa, para que seja feita a análise dos valores a serem devolvidos aos clientes da empresa, que fica na Rua Rio Grande do Sul, nº141, sala 2, Centro.
Por João Renato Jácome, do Notícias da Hora