Por Wagner Lopes, do Tribuna do Acre
Abandono, poeira e lama é o cotidiano enfrentado pelos moradores do bairro Joafra, em Rio Branco, quer faça chuva ou sol, no inverno ou no verão, há exatamente sete anos.
Sem infraestrutura, uma parte do bairro foi esquecida pelo poder público. Abandonados e entregues à própria sorte, os moradores do Joafra clamam para que o Governo ou a Prefeitura faça alguma coisa por eles.
As obras de recuperação no bairro foram iniciadas na gestão do ex-governador Tião Viana, através do Programa Ruas do Povo. Os moradores querem que o Governo Gladson Cameli inicie os trabalhos no local, por entenderem que esta obra pertence ao Governo do Estado.
Enquanto nada é feito, os moradores sofrem com o caos protagonizado pelas estações amazônicas predominantes: no inverno, enfrentam as lamas, buraqueiras eternas e grandes transtornos ao se locomoverem de suas casas; no verão, os enfrentam verdadeiras "tempestades de poeira", tal qual acontece nos desertos africanos, que trazem consigo doenças respiratórias que afetam todos, principalmente idosos e crianças.
Um morador não identificado reclama que crianças adoecem por causa da poeira no bairro. Bastante revoltado com o descaso e o abandono, ele reclama da penúria estrutural em que se encontram os moradores do local e detona o poder público e políticos que só visitam o bairro em período de eleição.
Assista:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2282378611897209&id=100003752784253&sfnsn=wiwspmo
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2305670556234681&id=100003752784253&sfnsn=wiwspmo